Notícias de saúde

Infliximab: uma arma segura contra doenças inflamatórias

19 de março de 2007 (Bibliomed). O tratamento de doenças como a artrite, a espondilite anquilosante, a psoríase e a doença de Crohn baseia-se, principalmente, no uso de medidas que diminuam a resposta inflamatória do organismo, uma das grandes vilãs no desencadeamento dessas enfermidades. Muitas medicações têm sido testadas, como o diclofenaco sódico e os corticóides, cada qual com respostas variadas em uma determinada doença. Outro medicamento antiinflamatório lançado no mercado a pouco tempo é o Infliximab.

Pesquisadores do Departamento de Medicina do Hospital Geral Linz em Krankenhaust /Áustria procuraram verificar a segurança na administração venosa do Infliximab, de forma que o mesmo fosse utilizado mais amplamente pelos médicos no tratamento das doenças inflamatórias. Os resultados desse estudo foram publicados na revista Clinic of Rheumatology, em fevereiro deste ano.

Os pesquisadores enviaram o Infliximab a 42 médicos gerais, juntamente a um questionário sobre a administração do medicamento. Desses 42 profissionais, 34 enviaram as respostas. Ao todo, 69 pacientes foram tratados com a medicação, por um período médio de 21 meses (em termos estatísticos, 697 pacientes/mês). Os efeitos colaterais observados por cinco médicos durante o tratamento foram: reações alérgicas; náuseas ou sintomas cardíacos. Todos os pacientes tiveram a terapia suspensa após o sintoma. Outros eventos mais graves notados por dois profissionais foram: choque e necessidade de hospitalização. Entretanto, praticamente todos os médicos (31 dos 34) consideraram o medicamento seguro, para ser utilizado em seus doentes.

Pode-se portanto dizer que o Infliximab corresponde a uma terapia segura, a ser aplicada no tratamento de pacientes com doenças inflamatórias.

Fonte: Clin Rheumatol. PMID: 17322962

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários