Notícias de saúde

Comparação do desempenho intelectual entre os sexos

08 de março de 2007 (Bibliomed). A competição entre os homens e as mulheres, nas mais variadas áreas do conhecimento e atividades cotidianas, suscita um sem número de curiosidades. Com o advento dos movimentos feministas e a maior inserção da mulher no mercado de trabalho, os papéis, antes classicamente definidos para cada sexo, vêm sofrendo drásticas mudanças. Isso contribui ainda mais para aguçar a disputa entre os sexos.

Um grupo de pesquisadores norte-americanos escreveu um estudo na revista Psychological Science, em Dezembro de 2006, no qual procuraram avaliar se existe diferença no desempenho intelectual das mulheres em relação aos homens, através da verificação do rendimento de cada um nas competições de xadrez. Sabe-se que o xadrez é um jogo de tabuleiro que exige raciocínio rápido, planejamento de estratégias e coragem para se arriscar nas jogadas.

Os autores afirmam, que de cada 100 grandes mestres de xadrez, apenas um é do sexo feminino. A pesquisa constou na avaliação de mais de 250.000 jogadores profissionais de xadrez, com idade maior que treze anos, a fim de se descobrir a causa do predomínio masculino na elite deste jogo.

Os resultados divulgados demonstraram que: a média de classificação dos homens nos torneios mundiais era superior àquela obtida pelas mulheres; os competidores de ambos os sexos melhoram de nível ou desistem nas mesmas proporções, porém, o número de homens que se inscrevem nas competições de alta performance supera o número de mulheres; e nos locais onde o número de competidores iniciantes do sexo feminino é maior, a classificação final das mulheres não é pior que a obtida pelos homens.

Assim, os autores concluem, que as diferenças observadas no desempenho do xadrez possivelmente não se devem a diferenças intelectuais entre os sexos, mas sim em decorrência do maior número de homens que se arriscam a jogar nas competições de alta performance.

Fonte: Psychological Science 2006; 17 (12): 1040 – 1046 (December). doi:10.1111/j.1467-9280.2006.01828.x

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários