Notícias de saúde

Jovens com autismo têm maior risco de automutilação e suicídio

12 de maio de 2023 (Bibliomed). A automutilação ocupa o 2º lugar no que diz respeito à mortalidade e incapacidade entre os jovens em todo o mundo. Além disso, a automutilação por si só é um forte preditor de suicídio.

Os autistas podem ser assim caracterizados: socialmente isolados; baixa autoestima; excluídos socialmente; e transtornos psiquiátricos comórbidos. Indivíduos autistas tendem a ser mais jovens, do sexo masculino, de uma família com baixo nível de escolaridade e de uma família com histórico de transtornos psiquiátricos quando comparados a indivíduos sem autismo.

Como o autismo é um fator de risco independente para automutilação e suicídio, há a necessidade de fortalecer as estratégias preventivas e de intervenção precoce.

Um recente estudo confirmou que os jovens com autismo estão sob maior risco de suicídio e, embora os autistas tenham um risco aumentado de transtornos psiquiátricos comórbidos, a automutilação entre os autistas foi independente da depressão, ansiedade e atenção comórbidas, e de transtorno de déficit/hiperatividade.

Os dados do estudo foram obtidos da Stockholm Youth Cohort, que incluiu todos os residentes entre 0 e 17 anos de idade. Os participantes do estudo foram acompanhados de 10 a 27 anos para internações por automutilação. Das 410.732 crianças e adolescentes acompanhados no estudo, 9.070 tinham diagnóstico de autismo.

O risco relativo de automutilação, automutilação e automutilação violenta entre indivíduos com autismo em comparação com indivíduos sem autismo foi de 5,0, 10,2 e 8,9, respectivamente.

Nos resultados, dos indivíduos entre 10 e 27 anos de idade com e sem autismo, 3% e 0,8% foram hospitalizados por automutilação, respectivamente. Autistas sem deficiência intelectual eram mais propensos a se automutilar do que autistas com deficiência intelectual (3,6% vs. 1,3%). Os cortes e o envenenamento foram os métodos mais comuns de automutilação.

Fonte: Acta Psychiatrica Scandinavica. DOI: 10.1111/acps.13479.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários