Notícias de saúde

Gingko Biloba Pode Não Aumentar a Memória na Velhice

NOVA YORK (Reuters Health) - Há tempos que a gingko biloba tem fama de ser uma boa opção para estimular a memória e melhorar o desempenho mental. Mas esses suplementos alimentares parecem não ter efeito algum em idosos com perda de memória, de acordo com resultados de uma pesquisa recente.

A equipe de Martien C.J.M. van Dongen realizou um estudo com 214 holandeses internados em asilos -- 63 deles com demência e 151 com perda de memória associada à idade.

Os participantes da pesquisa foram divididos em três grupos que receberam doses diárias de 160 mg ou 240 mg de gingko ou pílulas de placebo.

Os pesquisadores usaram vários testes para avaliar o desempenho intelectual, mas, após 24 semanas de tratamento, verificaram efeitos positivos apenas para atividades cotidianas e nos testes em que os pacientes tiveram de ordenar corretamente 30 números o mais depressa possível.

No trabalho, publicado na edição de outubro do Journal of American Geriatrics Society (Sociedade Americana de Geriatria), os pesquisadores afirmam que, apesar de estatisticamente significativos, "ambos os efeitos não chegam a impressionar" e praticamente desapareceram depois que fatores como idade e tipo de perda de memória foram levados em consideração.

Conforme o estudo, mesmo quando os dois grupos -- de alta e baixa dose -- de gingko foram combinados não se observou nenhum efeito positivo para a capacidade intelectual.

"Da mesma forma, nenhum efeito significativo benéfico foi verificado comparando uso contínuo e descontínuo da gingko", disseram os autores.

"Concluímos que nossos testes não reproduziram os efeitos benéficos da gingko em pacientes idosos com demência e perda de memória associada à idade que têm sido mostrados em várias outras pesquisas", escreveram os especialistas.

Com base nesses resultados, a equipe considerou ineficaz o uso da gingko biloba para tratar pacientes mais velhos com demência branda ou moderada ou com perda de memória associada à idade, independentemente da dose.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários