Notícias de saúde

Fatores de risco para deficiência intelectual em crianças com paralisia cerebral

01 de outubro de 2021 (Bibliomed). A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio não progressivo de postura e movimento causado por lesões cerebrais pré-natais ou perinatais. Crianças com PC também correm maior risco de outras deficiências, por exemplo, deficiência intelectual. Estudos anteriores sugerem que o risco de deficiência intelectual varia de maneiras complexas de acordo com o tipo de deficiência motora e fatores perinatais, como a idade gestacional.

Um recente estudo transversal de base populacional teve como objetivo determinar os padrões de risco de deficiência intelectual em crianças com PC espástica. Foi usado o Registro de Paralisia Cerebral da Irlanda do Norte. Foram inscritos indivíduos nascidos em 1981–2008 com PC espástica congênita bilateral ou unilateral. A medida do resultado foi deficiência intelectual grave (QI inferior a 50), conforme relatado por médicos conhecidos da criança. Os dados relativos ao subtipo de PC, sexo, idade gestacional, peso ao nascer e nível funcional foram incluídos nas análises.

Observou-se que a deficiência intelectual grave foi significativamente mais prevalente em crianças com PC espástica bilateral (BSCP) em comparação com crianças com PC espástica unilateral. Em comparação com bebês muito prematuros com BSCP, o risco de deficiência intelectual aumentou em crianças prematuras moderadas e a termo com BSCP.

O estudo concluiu que as crianças com BSCP apresentam maior risco de deficiência intelectual, sendo que as nascidas a termo correm maior risco. Os resultados destacam a importância da triagem precoce, especialmente para crianças com BSCP nascidas a termo.

Fonte: Archives of Disease in Childhood 2021;106:975-980. (Texto completo)

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários