Notícias de saúde

Estudo analisa as hipóteses da origem das doenças intestinais inflamatórias

06 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). Um novo estudo publicado na revista Journal of Clinical Investigations em seu número de março de 2007 analisou as hipóteses relacionadas com a origem das doenças inflamatórias intestinais, que incluem a colite ulcerativa e a Doença de Crohn.

Segundo o estudo, de autoria de pesquisadores do National Institutes of Health dos Estados Unidos.

A primeira hipótese sugere que uma alteração primária do sistema de defesa da mucosa intestinal leva a uma alteração na resposta inflamatória da flora bacteriana. Já a segunda hipótese levanta a possibilidade de uma alteração nas bactérias da flora do intestino leva a respostas do sistema de defesa normal das alças intestinais.

Segundo os investigadores, que examinaram ambas as hipóteses, a primeira delas seria a mais correta (uma resposta alterada do sistema de defesa da mucosa intestinal), mas fatores ligados às bactérias podem “facilitar” este tipo de resposta.

As doenças inflamatórias intestinais são representadas principalmente pela colite ulcerativa e pela Doença de Crohn, mas podem também incluir inflamações não-infecciosas do intestino. Estas doenças têm se constituído em um enigma para os gastroenterologistas e imunologistas desde sua primeira descrição, há mais de 75-100 aos atrás.

Fonte: J. Clin. Invest. 117:514-521 (2007).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários