Notícias de saúde

Analgésico opióide: veneno fatal se usado em excesso

28 de dezembro de 2006 (Bibliomed). Analgésicos opióides são medicamentos que produzem um profundo alívio da dor, mas têm como outros efeitos colaterais a sonolência, e mudanças de humor. Como essas mudanças desencadeadas podem ser agradáveis, estes medicamentos acabam por criar um potencial para o abuso desses agentes. O protótipo desses compostos é a morfina.

Entretanto, estes medicamentos podem vir a ser um veneno fatal quando usados de forma inadequada. Isto é o que mostra um estudo do National Center for Injury Prevention and Control da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos e publicado pelo American Journal of Preventive Medicine, de dezembro de 2006.

De acordo com o National Vital Statistics System dos Estados Unidos, a morte por envenenamento devido ao uso de medicamentos é definida como aquela cuja causa não era intencional ou tinha uma causa indeterminada e geralmente se associa ao uso de remédios narcóticos ou outras drogas.

Segundo os dados da pesquisa, a venda de analgésicos opióides nas farmácias apresenta uma relação muito forte com o aumento do número de mortes por essas drogas.

Além disso, notou-se que essas taxas de mortalidade por envenenamento tiveram correlação principalmente com o uso de codeína e metadona (componentes de medicamentos opióides).}

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários