Notícias de saúde

Veneno de cobra tem efeito analgésico mais forte do que o da morfina

09 de outubro de 2012 (Bibliomed). A Dendroaspis polylepis, conhecida como mamba-preta, é uma cobra cuja picada pode matar uma pessoa em apenas 30 minutos. Contudo, seu veneno pode ajudar na produção de um analgésico mais eficiente que a morfina.

Segundo pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), o efeito produzido pelo veneno da mamba-preta tem uma vantagem sobre a morfina: não tem efeitos colaterais.

Os pesquisadores explicam que o estudo buscava testar compostos capazes de bloquear os canais iônicos nos nervos que detectam substâncias ácidas. Esses canais são os caminhos pelos quais a dor percorre o corpo até o cérebro. Entre os compostos testados, o mais eficiente foi o veneno da mamba-preta.

A partir desses resultados, os pesquisadores isolaram as proteínas do veneno que agem sobre o sistema nervoso. As mambalginas, como foram chamadas pelos cientistas, foram purificadas e testadas em animais. Os experimentos mostraram que elas funcionam de forma diferente da morfina, não ativando os receptores opioides. Independentemente disso, os efeitos dos dois medicamentos sobre a dor são o mesmo.

Os pesquisadores acreditam que poderão criar um medicamento tão eficiente quanto a morfina, mas sem os efeitos colaterais desse, que podem incluir dependência e problemas respiratórios.

Fonte: Diário da Saúde, 05 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários