Publicidade

Notícias de saúde

Doença gengival pode aumentar o risco de derrame cerebral

25 de setembro de 2006 (Bibliomed). Indivíduos portadores de anticorpos contra Porphyromonas gingivalis, o organismo mais fortemente associado com a doença periodontal, apresentam maior incidência de um derrame cerebral (acidente vascular cerebral – AVC). Estas são as conclusões apresentadas em um novo estudo publicado na edição online na revista Atherosclerosis.

Segundo estudo, as mulheres que foram expostas a este patógeno apresentam uma possibilidade que chega a ser 2,3 vezes maior de serem acometidas por um acidente vascular cerebral.

A periodontite, uma infecção crônica multibacteriana das gengivas, e que pode acarretar a perda da dentição, é uma das infecções bacterianas comumente encontradas nos seres humanos. Acomete principalmente os adultos de meia-idade e os idosos. Anteriormente, a periodontite já foi associada com o risco aumentado de aterosclerose.

De acordo com os investigadores, a exposição sistêmica a um importante patógeno periodontal, o Porphyromonas gingivalis, pode ser considerado como um fator de risco independente para a ocorrência de um acidente vascular cerebral.

Fonte: Atherosclerosis. doi:10.1016/j.atherosclerosis.2006.06.027  

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: