Notícias de saúde

Filhos de Mães Diabéticas Têm Tendência a Déficit de Memória

NOVA YORK (Reuters Health) - Crianças nascidas de mães diabéticas podem ter um risco maior de prejuízo nos processos mentais envolvidos na memória, informaram pesquisadores.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, avaliou a memória de 26 filhos de diabéticas e 34 outras crianças de 6 meses de idade. A atividade cerebral de cada criança foi registrada quando exposta a duas fotografias diferentes -- uma foto da mãe e outra de um estranho.

Os pesquisadores descobriram que a atividade cerebral em crianças saudáveis foi maior quando a criança olhou para a fotografia da mãe que ao olhar a fotografia de estranhos. Essa diferença não foi vista em filhos de mães diabéticas. O trabalho foi publicado na edição de outubro do Behavioral Neuroscience (Neurosciência Comportamental).

"Os resultados estão de acordo com nossa hipótese de que a diabete materna pode levar a distúrbios no desenvolvimento de regiões do cérebro responsáveis pela memória", disse Charles A. Nelson à Reuters Health.

"Não pensamos nem por um segundo que nossas crianças não possam reconhecer suas mães", disse o pesquisador. O pesquisador observou que as diferenças detectadas no estudo podem indicar um discreto prejuízo do hipocampo em filhos de diabéticas.

Para Nelson, é muito cedo para saber se os déficits de memória vão permanecer por muito tempo. Os pesquisadores planejam avaliar o cérebro usando métodos mais sensíveis, como exame de imagem com ressonância magnética funcional e estrutural. Segundo Nelson, a pesquisa precisa esperar até que as crianças tenham 5 anos de idade para realizar os exames de imagens.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários