Notícias de saúde

Crianças têm elevada percepção do câncer de suas mães

28 de abril de 2006 (Bibliomed). Qual a percepção das crianças ao se depararem com suas mães com diagnóstico de câncer de mama? Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, realizaram uma investigação no sentido de avaliar o impacto desta doença nos filhos de mães com câncer de mama.

Em estudo publicado antecipadamente, na edição on-line, da revista British Medical Journal, da última semana, os investigadores analisaram 37 mães com câncer de mama em fase inicial e 31 de seus filhos, com idades entre 6 e 18 anos. Foram realizadas entrevistas com as mães e seus filhos em seus domicílios.

Nos resultados encontrados, verificou-se que a consciência do câncer, como uma enfermidade ameaçadora à vida, existiu até mesmo entre a maioria das crianças mais jovens. Crianças descreveram aspectos específicos do tratamento de suas mães como sendo extremamente estressantes (como o pós-operatório, as seções de quimioterapia, e a perda de cabelo). As crianças suspeitaram que algo estivesse errado, antes mesmo de lhes fosse contado qual era o diagnóstico.

Como parte do tratamento dos pais, que recebem um diagnóstico recente de uma doença com risco para a sua vida, existe a necessidade de receberem orientação profissional sobre a forma como irão falar a seus filhos sobre a doença.

Os médicos e outros profissionais de saúde devem estar bem posicionados em como orientar as famílias envolvidas.

Fonte: British Medical Journal doi:10.1136/bmj.38793.567801.AE (published 13 April 2006

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários