Notícias de saúde

Diabetes materno aumenta risco de obesidade em crianças aos 10 anos

09 de abril de 2021 (Bibliomed). Crianças nascidas de mães com diabetes tipo 1 ou 2 têm peso corporal até 10% maior aos 10 anos do que aquelas cujas mães não tiveram a doença, revelou um estudo da Kaiser Permanente, uma organização sde assistência de saúde, nos Estados Unidos. Essa diferença de peso significa que eles têm mais probabilidade de atender aos critérios de obesidade do que filhos de mães que não tiveram diabetes durante a gravidez.

Aos 10 anos, os filhos de mães diabéticas tinham um índice de massa corporal, ou IMC, de quase 23, mostraram os dados. O IMC médio para crianças, tanto para mães que não tiveram diabetes durante a gravidez, era pouco mais de 20.

O IMC é uma medida do peso e da altura de uma pessoa. Atualmente, para crianças de 10 anos, um IMC de 22 as colocaria no 95º percentil nacionalmente, o que significa que seriam consideradas obesas, com base nos números dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Para este estudo, os pesquisadores revisaram os dados de mais de 218.000 crianças nascidas nas unidades do sistema de saúde entre 2008 e 2015, comparando as tendências do IMC ao longo dos primeiros 10 anos de vida.

Mais de 500 das mães no estudo tinham diabetes tipo 1, o que significa que seus corpos não podem produzir insulina, um hormônio criado pelo pâncreas que ajuda o corpo a processar o açúcar. Quase 8.000 das mães tinham diabetes tipo 2, que normalmente é diagnosticado na idade adulta e indica que seu corpo não responde bem à insulina, o que pode levar a níveis perigosamente altos de açúcar no sangue. Até 20.000 das mulheres tinham diabetes gestacional, uma forma de açúcar elevado no sangue que ocorre durante a gravidez.

Crianças nascidas de mães com qualquer forma de diabetes tinham aproximadamente o mesmo IMC médio das mães que não tiveram a doença durante a gravidez. No entanto, aos 3 anos de idade, os filhos de mães diabéticas começaram a ter IMC mais elevados. Aos 10 anos, o IMC médio de crianças nascidas de mães com qualquer forma de diabetes era até 10% maior do que o de mulheres sem a doença.

As razões para a relação entre diabetes materno e obesidade infantil permanecem obscuras, embora tenham sido atribuídas à "programação fetal", de acordo com os pesquisadores. Eles explicam que ter níveis elevados de açúcar no sangue durante a gravidez pode fazer com que o feto desenvolva níveis elevados de insulina, assim como a genética.

Fonte: Pediatric Obesity. DOI: 10.1111/ijpo.12776.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários