Notícias de saúde

Desodorantes antiperspirantes: uma ligação com o câncer de mama?

15 de março de 2006 (Bibliomed). Será que o uso regular de desodorantes antiperspirantes aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama? Esta é uma pergunta que vem sendo feita desde há muito tempo, gerando longos debates, inclusive na Internet.

Os sais de alumínio são o ingrediente ativo da vasta maioria dos desodorantes antiperspirantes, e são uma importante fonte de exposição ao alumínio em seres humanos. Os desodorantes simples podem não ter alumínio, mas os antiperspirantes contêm sais de alumínio, que chegam a compor até um quarto do volume de alguns destes produtos.

Em um relatório divulgado em 2004, pesquisadores do National Cancer Institute concluíram que não havia "nenhuma pesquisa conclusiva" que ligasse o uso de desodorantes antiperspirantes da axila ao câncer de mama.

Agora, um importante estudo envolvendo 50.000 irmãs de mulheres portadoras de câncer de mama poderá fornecer algumas respostas sobre causas ambientais e genéticas da doença. O Sister Study, iniciado em 2004 e previsto para durar 10 anos, será o estudo mais detalhado para obter-se respostas a perguntas como exposições ambientais, inclusive exposições cosméticas, influenciam o risco de câncer de mama.

Fonte: Journal of Applied Toxicology, Feb. 28, 2006, online edition.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários