Notícias de saúde

Conservante existente em desodorante é encontrado no tecido mamário retirado de pacientes com câncer

16 de janeiro de 2012 (Bibliomed). Um novo estudo realizado na Universidade de Reading, no Reino Unido, que analisou amostras de tecido mamário de 40 mulheres que se submeteram à mastectomia (cirurgia de retirada da mama)  devido a câncer de mama, verificou que as mamas retiradas continham traços de parabenos, que são substâncias químicas conservantes usadas em desodorantes, maquiagem, loções para o corpo, hidratantes e muitos outros produtos cosméticos. Embora o estudo não indique que os parabenos causem ou mesmo possam contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama, estes achados levantam questões sobre seu uso.

Para este estudo, os pesquisadores examinaram um total de 160 amostras de tecido mamário, sendo quatro amostras de cada uma das 40 mulheres que foram submetidas a mastectomias por câncer de mama primário no período de 2005 a 2008. Em cada paciente, as amostras foram retiradas de quatro diferentes locais a partir da axila até no esterno (osso do peito). 158 dos 160 amostras (99%) continham pelo menos um parabeno, e 96 delas (60%) continha cinco deles.

Não foi possível identificar a fonte dos parabenos em cada caso, mas desde que sete das mulheres disseram que nunca tinham usado produtos desodorantes antiperspirantes, os pesquisadores sugerem que isto significa os compostos entraram na mama por outros locais.

Segundo os autores da pesquisa, estes resultados são motivo de preocupação, pois já se demonstrou anteriormente que os parabenos imitam a ação do hormônio feminino estrogênio, sendo que o estrogênio pode impulsionar o crescimento de tumores de mama em seres humanos.

O novo estudo foi publicado na edição de 12 de janeiro on-line do Journal of Applied Toxicology.

Fonte: Journal of Applied Toxicology.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários