Notícias de saúde

Escovar os dentes uma vez por dia seria suficiente para prevenir cárie

28 de novembro de 2005 (Bibliomed). A escovação dos dentes duas vezes ao dia é recomendada pela maioria dos dentistas para melhorar o controle das placas. Esta indicação é seguida por quase todos os pacientes ao cuidarem de sua saúde oral, e mostrou ser efetiva na manutenção da saúde oral em numerosos estudos.

Artigo de revisão publicado na última edição da revista Oral Health & Preventive Dentistry mostra que há um consenso na literatura segundo o qual uma única escovação diária (cuidadosa) dos dentes seria suficiente para preservar a saúde bucal e prevenir a cárie e as doenças periodontais.

A escovação dos dentes é considerada também como um veículo importante para a aplicação de agentes anticárie, tais como fluoretos. Entretanto, a higiene realizada em casa, pela maioria dos pacientes, foi avaliada, e não se mostrou eficiente na remoção da placa.

O estudo da literatura não fornece evidências sobre momento ideal para a limpeza, se antes ou após as refeições. Entretanto, com a finalidade de eliminar o impacto da comida e diminuir a duração da ação de algumas substâncias dos alimentos sobre os dentes, a escovação após as refeições continua sendo a mais recomendada.

Fonte: Oral Health & Preventive Dentistry. 3 (2005), No 3 (07.11.2005) Page 135-140.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários