Notícias de saúde

Grande exposição ao sol de verão pode conduzir a perda da visão tardiamente

16 de dezembro de 2004 (Bibliomed). Passar muito tempo ao ar livre sob o sol de verão pode elevar o risco de uma doença que leve a diminuição da visão mais tardiamente na vida, de acordo com um recente estudo, publicado nos Estados Unidos por ocasião do verão do hemisfério norte.

Investigadores verificaram que pessoas que passaram muito tempo no sol de verão durante sua adolescência têm uma probabilidade duas vezes maior de desenvolver uma forma precoce de degeneração macular relacionada com a idade, do que aqueles que ficaram fora do sol. Porém, o estudo também sugere que medidas protetoras, como usar um chapéu e óculos de sol, podem reduzir dramaticamente alguns desses riscos relacionados ao sol.

A degeneração macular relacionada com a idade é a principal causa de perda da visão em pessoas mais velhas, e alguns tratamentos estão disponíveis para a doença. A condição conduz a um crescimento anormal de vasos sanguíneos e depósitos opacos na retina. A causa precisa da doença é desconhecida, mas acredita-se que exista uma combinação de fatores genéticos e ambientais, que tomam parte no surgimento do problema.

No estudo, investigadores observaram a associação entre a exposição à luz solar e o risco de degeneração de macular idade-relacionada após 10 anos, entre um grande grupo de adultos com idades de 43 a 86 anos que foram examinados primeiramente entre 1988 e 1990. Os resultados foram publicados na revista The Archives of Ophthalmology.

Os pesquisadores verificaram que as pessoas que permaneceram por mais de cinco horas por dia no sol de verão em sua na adolescência, ao redor de seus trinta anos, e depois da idade de 40 anos apresentaram duas vezes maior probabilidade de desenvolver a degeneração macular idade-relacionada, comparada com aqueles que informaram terem permanecido por menos de duas horas por dia sob a luz solar durante os mesmos períodos.

Fonte: Arch Ophthalmol. 2004 May;122(5):750-7.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários