Notícias de saúde

Nova droga é promissora contra a tuberculose

13 de dezembro de 2004 (Bibliomed). Em uma escala global, a tuberculose está atrás apenas da AIDS como a causa principal de morte por doenças infecciosas, matando 2 milhões de pessoas em todo o mundo todos os anos. Mas uma nova esperança está surgindo para os portadores da doença: um novo medicamento trata a tuberculose duas vezes mais rápido em camundongos do que os tratamentos convencionais.

Novos estudos clínicos devem ser iniciados em breve para avaliar o novo antibiótico desenvolvido pela Johnson & Johnson. De acordo com testes iniciais, a droga demonstrou ser um tratamento efetivo e mais rápido para tuberculose, incluindo linhagens multirresistentes a outros medicamentos. O novo composto se chama R207910 e mata a bactéria M. tuberculosis inibindo o mecanismo de produção de energia celular.

Se as pesquisas tiverem um bom resultado, o antibiótico poderia estar no mercado em 2010. As primeiras informações acerca da substância, criada pela Johnson & Johnson da Bélgica, foram publicadas na sexta feira na revista Science.

Fonte: Science Online

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários