Notícias de saúde

Aconselhamento médico reduz acidentes automobilísticos relacionados ao álcool

22 de outubro de 2004 (Bibliomed). Recente estudo publicado na revista Annals of Family Medicine demonstrou que médicos que gastam algum tempo das consultas aconselhando pacientes a diminuírem seus hábitos estilistas conseguiram reduzir significativamente o número de acidentes (especialmente os automobilísticos) relacionados ao álcool entre tal população.

Em um estudo envolvendo 226 adultos jovens entre as idades de 18 e 30 anos, os investigadores verificaram melhores resultados entre os pacientes que receberam aconselhamento, quando comparados com aqueles que não receberam. O aconselhamento resultou em uma diminuição de 40 a 50% no uso de álcool, 42% menos visitas ao departamento de emergência, 55% menos acidentes automobilísticos, e bem menos detenções por posse de substâncias controladas ou violações por uso de bebida alcoólica.

Em informação eletrônica da Associação Médica Americana, publicada na Internet em American Medical News, comenta-se a importância de tornar o aconselhamento contra o álcool uma prioridade durante consultas médicas realizadas ao nível de cuidados primários.

Fonte: American Medical News Oct. 25, 2004.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários