Notícias de saúde

Até que ponto se deve restringir a direção de veículos após uma síncope?

01 de setembro de 2022 (Bibliomed). A síncope é um sintoma definido como perda súbita e transitória da consciência secundária a uma queda difusão da perfusão de sangue no cérebro. Normalmente, a síncope apresenta início súbito, curta duração e recuperação espontânea. A gravidade do quadro está na dependência da causa do desmaio.

As restrições médicas de condução de veículos após uma síncope trazem problemas aos pacientes, mas a recorrência posterior de uma síncope durante a direção de veículo pode ser causadora de um acidente automobilístico. Poucos dados empíricos indicam quais seriam as atuais restrições de direção após uma síncope.

Estudo recente teve como objetivo examinar o risco de um acidente automobilístico entre pacientes que visitam o atendimento de emergência após um primeiro episódio de síncope.

Este estudo de coorte observacional retrospectivo de base populacional examinou 9.223 pacientes que visitaram o departamento de emergência (DE) por síncope no primeiro episódio e 34.366 pacientes de controle pareados que visitaram o pronto-socorro por uma condição diferente de síncope. Os pesquisadores descobriram que o risco de acidente automobilístico durante o ano seguinte foi semelhante em ambos os grupos.

O estudo concluiu que, em contraste com os resultados de estudos anteriores, esses achados sugerem que restrições de direção mais rigorosas após a síncope poderiam não ser necessárias.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2022.2865.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários