Notícias de saúde

Dor torácica não cardíaca é causa freqüente de consultas

18 de outubro de 2004 (Bibliomed). O surgimento de dor torácica é motivo relativamente comum de procura pelo médico em situações de emergência; mais comumente, este tipo de queixa é interpretado pelo paciente como tendo a sua origem em problemas do coração.

A dor torácica de origem não cardíaca é importante motivo de consultas médicas, sendo responsável por grande parte da demanda por serviços de saúde, além de determinar prejuízos no mercado de trabalho em decorrência do absenteísmo e de interrupções freqüentes das atividades laborais.

O tema em questão é discutido em artigo veiculado pela mais recente edição da revista médica Alimentary Pharmacology & Therapeutics.

Na pesquisa publicada, na qual investigadores australianos e americanos traçam considerações sobre essa importante queixa, freqüentemente associada o refluxo ácido na porção alta do sistema digestivo (e não a problemas cardíacos), foram analisados um total de 212 pacientes que procuraram um departamento de emergência devido a queixas de dor torácica aguda.

Os pesquisadores concluíram que é alta a taxa de absenteísmo e interrupção das atividades diárias relativos a esta queixa, ligada a problemas gastrintestinais e não a problemas cardíacos.

Fonte: Alimentary Pharmacology & Therapeutics Volume 20 Issue 8 Page 909 - October 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários