Notícias de saúde

Sintomas de doença cardíaca são diferentes entre homens e mulheres

06 de outubro de 2022 (Bibliomed). Mulheres e homens muitas vezes podem experimentar sintomas muito diferentes para doenças cardiovasculares, e isso deve ser melhor compreendido para melhorar o tratamento, indica relatório da American Heart Association.

Seis condições de doença cardiovascular foram revisadas na declaração científica da AHA: ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença valvar, acidente vascular cerebral, distúrbios do ritmo cardíaco e doença arterial e venosa periférica.

As mulheres que sofrem um derrame são mais propensas do que os homens a ter outros sintomas menos familiares – incluindo dor de cabeça, estado mental alterado, coma ou estupor – além dos comuns. Para doença arterial periférica, que afeta as artérias nas extremidades inferiores e causa redução do fluxo sanguíneo nas pernas, as mulheres são mais propensas do que os homens a relatar dor em outros locais além do músculo da panturrilha ou nenhum sintoma. E as mulheres - e adultos mais jovens - com arritmias cardíacas são mais propensas a sentir palpitações; os homens são mais propensos a não apresentar sintomas.

A declaração da AHA detalha os sintomas associados às doenças cardiovasculares, semelhanças ou diferenças nos sintomas entre as condições e diferenças na forma como os sintomas se apresentam em homens e mulheres e como eles relatam esses sintomas. O documento destaca que pessoas com dor torácica persistente, pessoas com insuficiência cardíaca, sobreviventes de acidente vascular cerebral e pessoas com doença arterial periférica geralmente têm depressão e/ou ansiedade, e observa que que as alterações cognitivas após um acidente vascular cerebral podem afetar como e se os sintomas são experimentados ou percebidos.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIR.0000000000001089.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários