Notícias de saúde

Estudo liga depressão e dor

31 de agosto de 2004 (Bibliomed).  A dor física é um sintoma freqüente, porém muitas vezes ignorado, da depressão. A intensidade da dor é um importante preditor do grau de depressão e do índice de qualidade de vida relacionado com da saúde. Essas são as conclusões apresentadas em um novo artigo publicado na semana passada na revista Psychosomatic Medicine.

Segundo a pesquisa, dois terços dos pacientes com depressão e que iniciaram tratamento com antidepressivos, informaram estar sofrendo dores físicas. Os sintomas mais comumente citados foram as dores de cabeça, dores nas costas, dores articulares e dores abdominais.

O estudo incluiu 573 pacientes analisados durante 9 meses com quadros clínicos de depressão que estavam em tratamento em 37 diferentes clínicas. Aproximadamente 4 de cada cinco pacientes eram do sexo feminino, e todos usaram medicamentos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina ( ex: Zoloft; Prozac)

Os sintomas físicos persistiram por mais tempo do que os sintomas de depressão em mais de um terço dos pacientes pesquisados, levando os pesquisadores a concluir que a dor pode servir como um indicador capaz de avaliar se o tratamento para o quadro depressivo está sendo eficaz.

Fonte: Psychosomatic Medicine, August 2004; vol. 66: pp 17-22.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários