Risco genético para depressão clínica está ligado a sintomas físicos

18 de novembro de 2021 (Bibliomed). Uma grande proporção de pessoas com depressão diagnosticada clinicamente procura o médico com sintomas físicos que causam angústia e podem afetar gravemente a qualidade de vida das pessoas.

Estudos genéticos com definições amplas de depressão podem não elicitar o risco genético específico para transtorno depressivo maior (TDM), levantando questões sobre como a depressão deve ser operacionalizada em estudos genéticos futuros.

Pesquisa publicada em JAMA Psychiatry usou um estudo único grande e bem fenotipado de TDM para investigar como diferentes definições de depressão usadas em estudos genéticos estão associadas à estimativa de TDM e fenótipos de TDM, usando escores de risco poligênico.

A equipe analisou dados de mais de 15.000 voluntários que forneceram detalhes de seu histórico de saúde mental, sintomas de depressão e uma amostra de DNA usando um kit de saliva. A pesquisa descobriu que os participantes com maior risco genético de depressão clínica têm maior probabilidade de apresentar sintomas físicos como dor crônica, fadiga e enxaqueca. Também está ligado a taxas mais altas de sintomas somáticos - ou seja, sintomas físicos que causam angústia e podem impactar gravemente na qualidade de vida das pessoas.

Os resultados deste estudo sugerem que, para gerar melhores estimativas genéticas potenciais de risco para depressão grave, devem ser priorizados tamanhos maiores de amostras de estudos de associação de todo o genoma, independentemente da profundidade da fenotipagem.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2021.1988.