Notícias de saúde

Impacto da tecnologia no cenário da assistência médica

19 de Maio de 2004 (Bibliomed). A tecnologia foi responsável por um número tão grande de transformações na sociedade contemporânea que a tarefa de traçar um cenário global nos próximos anos pode ser uma tarefa um tanto difícil.

Vários artigos publicados na revista British Medical Journal discutem como a disseminação da tecnologia na sociedade pode afetar a Medicina, o médico e seus pacientes. Nos dias atuais, é comum que pacientes se organizem em associações e tenham acesso às mesmas fontes de informações e protocolos utilizados por seus médicos. Consultas através da Internet são cada vez mais comuns e o médico deve estar atento para as necessidades de compreender e operar nesse novo contexto de atenção à saúde.

Por outro lado, os médicos também têm procurado se manter atualizados – um dos artigos publicados nesta revista buscou determinar o impacto do uso de dispositivos portáteis (handhelds, PDAs e correlatos) na prática médica. 54 médicos participaram da avaliação.

Segundo o artigo, os dispositivos portáteis podem auxiliar o médico a oferecer melhor assistência a seus pacientes. A fácil disponibilidade de informações numa interface objetiva e conveniente foi um dos pontos de maior relevância observado pelos usuários desta tecnologia. A ameaça de que o emprego de handhelds venha a substituir o raciocínio clínico foi a mais forte crítica observada pelos estudiosos.

Fonte: British Medical Journal 2004;328 (15 May); British Medical Journal 2004;328:1162 (15 May)

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários