Publicidade

Notícias de saúde

Uso de aspirina por asmáticos pode levar a riscos de reações alérgicas

26 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). A aspirina ativa uma reação alérgica potencialmente mortal em um em cada cinco asmáticos, de acordo com nova pesquisa publicada na revista British Medical Journal no último fim de semana. Porém, a maioria dos pacientes não é advertida deste perigo.

Investigadores do King's College Hospital, em Londres, descobriram que 21% dos adultos e 5% das crianças com asma são sensíveis à aspirina. Destes, 98% também estão sob risco de um ataque se usarem ibuprofeno, 93% são sensíveis ao diclofenaco e 100% ao naproxeno, usado para tratar a dor reumática.

Os pesquisadores solicitaram que grandes advertências sejam impressas em todos os produtos que contêm aspirina, e estão preocupados que muitos asmáticos podem não perceber que medicamentos usados para a gripe e enxaqueca contêm aspirina.

Fonte:
British Medical Journal  2004;328:434 (21 February)

Veja também:

A asma e o uso de corticosteróides na infância
Asma piora com o crescimento da civilização
Casos de asma podem aumentar consideravelmente nos próximos anos

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: