Notícias de saúde

Alergias podem proteger contra diversos tipos de câncer, apontam estudos

28 de maio de 2010 (Bibliomed). Pessoas alérgicas são muito menos propensas a ter câncer do que as outras, segundo estudos recentemente realizados nos Estados Unidos. Uma pesquisa da Universidade Texas Tech indica que mulheres asmáticas têm 30% menor risco de desenvolver câncer no ovário do que aquelas que não têm problemas respiratórios. E um estudo da Universidade de Minnesota sugere que crianças com alergias respiratórias têm 40% menos chances de ter leucemia.

Além disso, pesquisadores da Universidade de Cornell, também nos Estados Unidos, têm encontrado evidências de que a alergia pode ter um efeito protetor contra cânceres de garganta, de pele, de pulmão e de intestino. E pesquisas realizadas no Canadá apontam para um menor risco de câncer pancreático entre pessoas com rinite alérgica. Há, ainda, outras evidências apontando para a redução dos ricos de câncer estomacal, cerebral e de linfoma não Hodgkin.

Embora os estudos não indiquem as razões dessa relação entre alergias respiratórias e câncer, os especialistas acreditam que as reações alérgicas possam estimular o sistema imunológico, ajudando a afastar outras doenças potencialmente fatais. “As alergias são uma ativação geral de nosso sistema imunológico. É difícil provar, e tenho ouvido algum ceticismo, mas é um conceito neste campo, e os estudos têm acrescentado”, destacou o pneumologista Ronald Crystal, do Centro Médico Weill Cornell, em Nova York.

Apesar de todas as evidências, os especialistas recomendam cautela com os resultados. “Mais trabalhos são necessários, mas os números mostram que a alergia é um fator protetor estatisticamente significativo”, destacaram os pesquisadores texanos. Os especialistas lembram, ainda, que pessoas alérgicas não devem tomar esses resultados como uma desculpa para não tomar medidas preventivas contra o câncer. “Há diversos outros fatores, incluindo tabagismo e obesidade que contribuem para o risco de câncer”.

Fonte: The Times of India. 25 de maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários