Notícias de saúde

Parar de fumar é a única maneira segura de evitar os riscos do tabagismo

04 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). O tabagismo é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão no mundo, mas não se sabe se os fumantes que reduzem o número de cigarros fumados por dia também diminuem o risco de câncer de pulmão. A única maneira dos tabagistas evitarem a exposição a níveis significativos de substâncias relacionadas ao câncer é evitá-las completamente.

De acordo com pesquisadores da University of Minnesota, os fumantes que diminuem o consumo de cigarros estão expostos a menores quantidades de um potente carcinógeno. No entanto, a queda não é proporcional à redução no número de cigarros fumados. O estudo foi publicado recentemente na revista científica Journal of the National Cancer Institute.

Os pesquisadores procuraram esclarecer esta questão medindo os metabólitos de um carcinógeno específico do tabaco em amostras de urina de fumantes que participam de um programa para diminuição do consumo de tabaco. O carcinógeno pesquisado, o NNK, está associado ao câncer de pulmão. Os voluntários diminuíram o consumo de cigarros em etapas, e forneceram amostras de urina em intervalos regulares.

Mesmo quando os tabagistas reduziram o consumo de cigarros diários de uma média de 24.7 no início do estudo para uma média de 2.6 na 12a semana de estudo (uma redução de 90%), o nível do metabólito encontrado na urina foi reduzido em somente 46%.

De acordo com os autores do estudo, a explicação mais plausível para estes resultados é que as pessoas que diminuem o consumo de cigarros diários alteram o modo de fumar, inalando a fumaça de forma mais profunda e longamente.

Os investigadores concluíram que os tabagistas podem se beneficiar da redução do consumo de cigarros, mas que os efeitos são modestos, provavelmente devido à compensação pela modificação da maneira de fumar. Vale o lembrete que não existe nível seguro para o consumo de cigarros.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários