Notícias de saúde

Dieta da mãe durante a gravidez pode afetar a longevidade dos filhos

03 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Uma alimentação materna saudável durante a gravidez - ao invés de uma dieta rica em gorduras e açúcar - pode aumentar a longevidade do filho em mais de 50%. Esta é a conclusão de um novo estudo publicado na semana passada na revista Nature envolvendo testes com camundongos de laboratório.

Na pesquisa realizada, os investigadores alimentaram camundongos fêmeas grávidas tanto com uma dieta de baixo conteúdo de proteínas (para levar a um retardo no crescimento fetal) como com uma dieta normal. Após o nascimento dos filhotes, estes foram trocados: mães que foram alimentadas normalmente durante a gravidez amamentaram filhotes de mães mal alimentadas, e vice-versa. O objetivo da troca foi de fazer com que os filhotes de mães mal alimentadas durante a gravidez tivessem uma aceleração no seu ganho de peso, enquanto que os filhotes de mães bem alimentadas, ao serem amamentados pelas fêmeas mal nutridas, passariam a ter um retardo em seu crescimento.

Após a idade de três semanas, a metade dos filhotes de cada um dos grupos passou a receber uma dieta normal. A segunda metade passou a receber uma dieta do tipo "Coma tudo que puder", rica em açúcares gorduras e de alta caloria.

 Os pesquisadores verificaram que a dieta materna durante a gravidez foi mais importante para a duração da vida dos filhotes do que a dieta ingerida pela ninhada após o nascimento. Os camundongos filhos de mães desnutridas e que receberam uma dieta normal se desenvolveram normalmente, mas morreram mais jovens. Por outro lado, os filhotes de mães bem alimentadas na gravidez e que foram amamentados no grupo das mal nutridas viveram mais tempo, não importando que tipo de dieta tivessem tido após o nascimento

Os resultados indicaram que camundongos nascidos de mães com uma dieta saudável na gravidez apresentaram um aumento de 57% na duração do tempo de vida se comparados com camundongos nascidos de mães mal alimentadas na gestação.

Fonte: Nature, Jan. 29, 2004; vol 427: pp 411-412.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários