Notícias de saúde

Maior escolaridade dos pais diminui risco de baixo peso em recém-nascidos

30 de agosto de 2022 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, quando comparadas com as mulheres brancas, as mulheres negras são 2 vezes mais propensas a ter bebês com baixo peso ao nascer. O aumento do nível educacional pode levar ao aumento das disparidades raciais em resultados adversos da gravidez, incluindo baixo peso ao nascer; no entanto, os resultados de pesquisas anteriores são inconsistentes.

Pesquisa recente buscou avaliar o efeito da escolaridade da avó e da mãe sobre o baixo peso ao nascer (BPN) em filhos e netos.

O National Longitudinal Study of Adolescent to Adult Health é um estudo multigeracional que coletou dados de pesquisa de 1994 a 2018. Usando esse banco de dados, construiu-se uma coorte de 2.867 avós não hispânicas negras (NHB) e não hispânicas brancas (NHW) -tríades de netos para avaliar como a escolaridade afeta a probabilidade de ter filhos e netos BPN, enquanto ajusta para fatores socioeconômicos e de saúde materna usando regressão logística multivariada.

Verificou-se que, semelhante a estudos anteriores, as mulheres NHB eram mais propensas a ter descendentes de BPN em comparação com as mulheres NHW em análises não ajustadas e ajustadas. A prevalência de descendentes de BPN foi menor em mulheres com nível superior, independentemente da raça. Independentemente da raça, a escolaridade da mãe e da avó foi associada à diminuição das chances de filhos e netos BPN após ajuste para variáveis ??individuais. Quando a escolaridade da mãe e da avó foi examinada em conjunto e após o ajuste para todas as variáveis ??individuais, comunitárias e de saúde em conjunto, a escolaridade da mãe permaneceu associada a menores chances de BPN. Não houve diferenças estatisticamente significativas nestes efeitos entre as populações NHW e NHB.

Assim, o estudo pode concluir que a escolaridade das mães está associada à diminuição das chances de descendentes de BPN após o ajuste para múltiplas covariáveis ??individuais, comunitárias e de saúde, independentemente da raça. Visar melhorias na educação pode melhorar os resultados adversos da gravidez que afetam desproporcionalmente as comunidades minoritárias e causam consequências significativas ao longo da vida.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2021-052369.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários