Notícias de saúde

Efeitos dos sucos de laranja e de maçã sobre a absorção de ferro em crianças

12 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). Algumas crianças sabidamente preferem o suco de maçã ao de laranja, o que motivou um grupo de pesquisadores a investigar se esse hábito poderia determinar diferenças ao interferir na absorção do ferro da dieta.

O ferro é um importante elemento na alimentação normal, e a sua diminuição na alimentação é a principal causa de anemia em crianças - calcula-se que a deficiência de ferro seja responsável por cerca de 90% das anemias em crianças e adolescentes.

A falta desse mineral pode ocorrer em várias situações como, por exemplo, na dieta pobre em ferro ou quando ocorrem grandes perdas de sangue. A perda de sangue ocorre em grandes ferimentos, na menstruação abundante, ou ainda naquelas pessoas com problemas intestinais como, por exemplo, uma úlcera. Mas em crianças, a principal responsável pela anemia é a alimentação deficiente.

Uma preocupação das mães estaria, pois, relacionada ao tipo de suco ingerido por seus filhos – nos Estados Unidos, por exemplo, os sucos de maçã são mais populares do que os de laranja entre as crianças pequenas.

O estudo que testou os diferentes efeitos entre os sucos de maça e de laranja, e sua possível relação com o surgimento de anemias, foi publicado na revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine esta semana. A pesquisa concluiu que não existem diferenças significativas entre a absorção do elemento entre o uso dos dois sucos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários