Notícias de saúde

Mais Tecido Cerebral é Descoberto em Hospital Britânico

LONDRES (Reuters) - O hospital britânico, que está no centro do escândalo sobre remoção e estocagem de órgãos de bebês, anunciou na terça-feira que mais tecidos de crianças mortas foram retidos, superando o que se pensava originalmente.

O Hospital Alder Hey, em Merseyside, descobriu que os cerebelos de 146 crianças que morreram na instituição foram removidos e guardados separadamente para serem usados em pesquisas na Universidade de Liverpool.

A descoberta significa que um grupo de 62 pais que inicialmente receberam garantias de que nenhum órgão de seus filhos mortos foram pegos sabem agora que era mentira.

Na terça-feira o Serviço Nacional de Saúde (NHS) em Liverpool emitiu uma declaração em nome do hospital e da universidade dizendo que a descoberta aconteceu depois que a equipe do hospital completou o processo de catalogação das partes de corpos guardados na universidade.

"Como resultado deste exercício detalhado, tecidos cerebrais que não tinham sido catalogados previamente foram identificados. O tecido consiste do cerebelo (cerca de 10 por cento do cérebro) e foi guardado separadamente para ser usado em pesquisa, mas foi transportado depois com outros órgãos transferidos para o Alder Hey em junho", informou o comunicado.

"O fato de que não havia sido catalogado antes surgiu durante o exercício. A universidade e o banco de órgãos se arrependem profundamente desta situação e estão trabalhando em conjunto para tentar reduzir os males causados aos pais."

O secretário de Saúde, Alan Milburn, ordenou a abertura de um inquérito independente no ano passado, depois que surgiu o fato de que centenas de órgãos de crianças que morreram em um hospital ao noroeste da Inglaterra entre 1988 e 1995 foram removidos e guardados.

Muitos pais dizem que não deram autorização para que os órgãos dos filhos fossem retidos. O chefe do gabinete médico do governo, Liam Donaldson e o Royal College of Pathologists já emitiram novas diretrizes para a guarda de partes de corpos humanos em função do escândalo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários