Notícias de saúde

Tratamento da depressão em idosos leva a melhora de quadros de artrite

13 de Novembro de 2003 (Bibliomed). A depressão e a artrite são problemas de saúde comuns e incapacitantes entre as pessoas idosas. A depressão também é um fator de risco para a obtenção de maus resultados de saúde entre pacientes portadores de artrite. Quadros de depressão atingem um em cada seis idosos nos Estados Unidos. A grande maioria destes pacientes sofre também de artrite (doença inflamatória que afeta as articulações do corpo, mais comum após os 70 anos de idade).

Agora, um novo estudo publicado ontem na revista JAMA – Journal of the American Medical Association – revela que os pacientes idosos que receberam tratamento para depressão apresentaram melhora nas dores causadas pela artrite. Os pacientes apresentaram uma redução na dor e na incapacidade para tarefas diárias causadas pela artrite.

A pesquisa, um estudo multicêntrico realizado em várias instituições norte-americanas, analisou 1.801 pessoas com mais de 60 anos que sofriam de depressão, de julho de 1999 até agosto de 2001.

Os resultados indicaram que , quando tratados para depressão com medicamentos e terapia por 1 ano, os pacientes idosos apresentaram melhora não apenas nos sintomas depressivos, mas também nos da artrite.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários