Notícias de saúde

Artrite está associada à depressão e ansiedade

03 de maio de 2012 (Bibliomed). A artrite reumatóide, uma doença que causa a inflamação das articulações, pode estar associada à depressão. De acordo com um novo estudo realizado nos Estados Unidos, um terço dos pacientes acima de 45 anos que sofrem de artrite também têm condições que comprometem a saúde mental

Os dados da pesquisa mostram que dentre pessoas com artrite, a ansiedade é duas vezes mais comum do que a depressão, apesar de a prática clínica focar mais esta condição.

A pesquisadora Louise Murphy utilizou dados obtidos através de um questionário aplicado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Foram selecionadas respostas de adultos que tinham sintomas de artrite, e a ansiedade e a depressão foram abordadas através de questões sobre bem estar emocional. Os pesquisadores identificaram 1.793 pessoas que haviam recebido diagnósticos de condições reumáticas de seus médicos.

Um terço dos participantes disse sofrer pelo menos de uma das duas condições emocionais, e 84% das pessoas que sofriam de depressão também tinham ansiedade. Apesar de os pesquisadores não terem conseguido traçar um perfil de características para pessoas com essas doenças, eles perceberam que apenas metade desse grupo procurou tratamento emocional.

“Dando sua prevalência alta e as opções eficazes de tratamento disponíveis, nós sugerimos que todas as pessoas com artrite sejam examinadas para ansiedade e depressão”, afirma a Dra. Murphy. “Com tantos pacientes de artrite que não procuram tratamento para saúde mental, provedores de cuidados de saúde estão perdendo uma oportunidade de intervenção que poderia melhorar a qualidade de vida de pessoas com artrite”, completa.

A pesquisa foi publicada no periódico Arthritis Care & Research.

Fonte: Live Science, 30 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários