Notícias de saúde

Medicamento diminui a recidiva e prolonga a vida de pacientes com câncer de mama

13 de Outubro de 2003 (Bibliomed). Segundo um novo estudo, divulgado antecipadamente na edição on-line da revista New England Journal of Medicine em razão de sua importância médica, pacientes com câncer de mama que tomaram o medicamento Letrozole (um supressor de estrogênios), depois de cinco anos de terapia com a droga Tamoxifeno, conseguiram reduzir para quase metade o risco de recidiva do tumor. Esta descoberta pode beneficiar milhares de mulheres tratadas com Tamoxifeno, que perde sua eficácia após cinco anos de utilização.

Os investigadores canadenses, responsáveis pelo estudo, ficaram tão entusiasmados com os primeiros resultados desta pesquisa sobre a prevenção da recorrência do câncer de mama, que o suspenderam, para beneficiar um número maior de pacientes.

O estudo envolveu 5.187 mulheres em fase de menopausa e que haviam concluído o tratamento recomendado de cinco anos com Tamoxifeno. Nos resultados finais, a taxa de sobrevivência sem doença das pacientes tratadas com Letrozole e Tamoxifeno foi de 93 por cento, contra 87 por cento para as pacientes tratadas apenas com tamoxifeno. Devido a esta conclusão, o estudo foi suspenso para que as participantes que estavam usando um placebo pudessem começar a usar o Letrozole.p>

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários