Notícias de saúde

Nova descoberta permite o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer

09 de Outubro de 2003 (Bibliomed). A doença de Alzheimer é uma doença de causa desconhecida que começa por comprometer a memória e posteriormente afeta outras funções mentais, de forma lenta, progressiva e irreversível. O quadro evolui para a ausência total de autonomia do paciente. A doença foi identificada no ano de 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, estando fortemente relacionada com a idade. A doença se manisfesta, em geral, depois dos 50 anos de idade.

Agora, o laboratório Berlex, filial nos Estados Unidos do grupo alemão Schering, anunciou ter descoberto uma molécula que poderá permitir diagnosticar a doença de Alzheimer numa fase bastante precoce. Segundo o Laboratório, a molécula em questão (CCR1), presente habitualmente na superfície dos glóbulos brancos, é também detectada nos cérebros de pacientes atingidos pela doença de Alzheimer, mesmo num estado muito precoce.

Aparentemente, o número de moléculas CCR1 parece acompanhar a progressão da doença. Mais detalhes acerca desta descoberta serão divulgados na edição de Novembro da revista Annals of Neurology.

A Schering já iniciou os primeiros estudos clínicos para a criação de um novo sistema de diagnóstico da doença de Alzheimer baseado nesta descoberta.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários