Notícias de saúde

Dieta Atkins ligada ao câncer de útero

16 de Setembro de 2003 (Bibliomed). O câncer uterino junto com o câncer de mama é o tumor maligno que mais atinge as mulheres. Localizado no corpo do útero, é mais comum na 3ª idade, raramente ocorrendo antes dos 50 anos. Uma outra causa deste câncer são hábitos alimentares pouco saudáveis.

Agora, um estudo realizado pelo Northern California Cancer Centre e pela Universidade da Califórnia descobriu que mulheres que usam a dieta Atkins têm maior probabilidade de desenvolverem câncer do útero. Os investigadores destas instituições avaliaram os hábitos alimentares de 500 mulheres com câncer do endométrio uterino (o revestimento interno do útero) e os compararam com mulheres que estavam livres da doença.

As pacientes que se alimentaram de uma grande quantidade de frutas e legumes diminuíram o risco de desenvolver o câncer em um terço. Para mulheres pós-menopausa, que têm menores níveis de estrógeno, os efeitos protetores das frutas e legumes eram até mais fortes.

Os investigadores acreditam que os fitoestrogênios, substâncias encontradas nas frutas e legumes, são vitais para combater os efeitos do estrógeno, o qual, por sua vez, pode conduzir ao câncer do útero.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários