Notícias de saúde

Criança com Reação a Vacina Pode Ser Reimunizada

WESPORT, EUA (Reuters Health) - Crianças que sofreram algum episódio de efeito colateral após uma imunização podem ser revacinadas com segurança na maioria dos casos, de acordo com um estudo publicado na edição deste mês de Archives of Disease in Childhood.

Michael Gold e sua equipe, da Unidade de Coordenação de Imunização da Austrália do Sul, em Adelaide, analisaram a experiência de seus serviços de imunização especiais na revacinação de crianças com um histórico de reação (conhecida pela sigla Aefi em inglês, para adverse event following immunization).

Entre 1996 e 1999, 469 crianças com Aefi anterior foram atendidas em um dos três centros de serviço de imunização especiais. De acordo com o estudo, 63 por cento tiveram reações pós-vacinação menores e 37 por cento tiveram episódios hipotônicos hiporesponsivos, convulsões, erupção cutânea, anafilaxia, apnéia e sintomas diversos.

De acordo com os pesquisadores, a maioria das crianças (90 por cento) foi revacinada após revisão clínica cuidadosa. Entre as 421 crianças revacinadas, 83 por cento não apresentaram Aefi. O restante das crianças, com exceção de uma, apresentou reações menores, como febre, reações locais, e/ou letargia, durante sete dias após a imunização.

Os pesquisadores explicam que, atualmente, a maioria dos países reconhece somente algumas contra-indicações absolutas para revacinação em crianças que tiveram essa reação anteriormente. Diversos países contam com serviços de imunização especiais que revisam e promovem vacinação em crianças com Aefi ou distúrbios médicos devido a contra-indicação da vacinação.

Os pesquisadores observam que o único evento grave foi similar a um episódio hipotônico hiporesponsivo, que ocorreu 5 horas após a vacinação com vacina DTPa, H. influenzae B e oral contra pólio.

De acordo com o estudo, entre as 101 crianças cujos efeitos colaterais incluíram reações neurológicas significantes (episódios hipotônicos hiporesponsivos, convulsões ou apnéia), nenhuma apresentou recorrência de um Aefi significante.

"Consideramos que um serviço de imunização especial deve ser um componente essencial para um programa de imunização", concluem os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários