Notícias de saúde

Sobrevida ao melanoma varia de acordo com sua localização

27 de Agosto de 2003 (Bibliomed). A incidência de câncer de pele está cada dia aumentando mais. Pessoas cada vez mais jovens têm apresentado este tipo de tumor. No passado, estes cânceres surgiam mais freqüentemente após os 60 anos. Alguns pesquisadores atribuem este aumento do melanoma e outros cânceres de pele ao buraco na camada de ozônio da atmosfera, que fazem com que os raios cheguem com maior potência até os seres vivos, e acabam danificando as células cutâneas.

O melanoma é considerado um tumor de pele que se espalha com rapidez mas, existem diferenças quanto a sua evolução, que depende do local do surgimento.

Segundo um novo estudo publicado esta semana na revista The Journal of Foot and Ankle Surgery, quando os pacientes têm um melanoma na perna, 84 por cento deles sobreviverão por pelo menos cinco anos; quando o melanoma se localiza no pé ou tornozelo, a taxa de sobrevivência é muito mais baixa (apenas 52 por cento).

Os achados vêm de um estudo de 148 pacientes que foram diagnosticados com melanomas da parte inferior do corpo entre 1967 e 1999 no Centro Médico da Loyola University em Maywood, Illinois. Os pacientes incluíram 37 com melanomas do pé ou tornozelo e 111 com melanomas da perna, joelho, ou da coxa.

A razão para esta diferença é pouco clara. Uma hipótese para este péssimo prognóstico dos tumores dos pés ou tornozelos seria que estes seriam descobertos em uma fase mais avançada, já com um diagnóstico tardio.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários