Notícias de saúde

Pacientes que usam marcapasso podem desenvolver insuficiência cardíaca

14 de julho de 2003 (Bibliomed). Pacientes portadores de marcapassos cardíacos freqüentemente desenvolvem quadros de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), divulgaram médicos britânicos na semana passada. É bastante comum que os pacientes não estejam atentos a este problema.

Cardiologistas da Universidade de Hull examinaram cerca de 300 pacientes que procuraram seu serviço para um exame de rotina de seus marcapassos. Quando da consulta, os pacientes já estavam usando os marcapassos por 5 anos, em média.

Os médicos verificaram que 94 pacientes - quase um terço - apresentavam uma disfunção no funcionamento do ventrículo esquerdo, um sinal de insuficiência cardíaca. Destes pacientes, 83 apresentavam sintomas tais como cansaço e falta de ar; os 11 pacientes restantes não informaram nenhum sintoma.

Os quadros de insuficiência cardíaca foram mais observados em pacientes com marcapasso de câmara única do que naqueles com marcapasso de dupla câmara. Os achados foram publicados na revista médica European Heart Journal.

Os médicos recomendam que pacientes portadores de marcapassos façam exames de ultrassonografia do coração (ecocardiogramas) de modo regular, para que quadros de insuficiência cardíaca congestiva sejam detectados precocemente e possam ser tratados de imediato.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários