Notícias de saúde

Mais um caso suspeito de pneumonia asiática no Brasil

30 de Abril de 2003 (Bibliomed). Um menino de dois anos foi internado na última segunda-feira com sintomas da pneumonia asiática em Belo Horizonte. Esse é o primeiro caso suspeito em Minas – um outro já foi descartado – e o terceiro caso no Brasil. O menino é filho de um casal chinês que mora na capital mineira e chegou de Hong Kong no dia 19, mas apenas dez dias depois apresentou os sintomas da doença – febre alta, tosse seca e dificuldade respiratória.

Um primeiro exame de raio-X confirmou que a doença do garoto é compatível com a pneumonia asiática, segundo a Superintendente de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Valéria de Melo. O exame virológico e de defesa feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve ficar pronto em três semanas.

Uma ala inteira de internação do Centro Geral de Pediatria (CGP) foi isolada para receber o menino. O acesso só é permitido para pessoal médico autorizado, com uso obrigatório de máscaras especiais. Todas as outras salas do andar, onde estão crianças internadas, ficam com as portas permanentemente fechadas para diminuir o risco de contaminação. Todas as mães de crianças internadas nesse andar são obrigadas a usar as máscaras.

A mãe da criança também está em quarentena hospitalar no CGP e as pessoas que tiveram contato mais demorado com a criança estão em quarentena domiciliar – ficarão dez dias em casa, com acompanhamento de uma equipe da secretaria. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão identificando os passageiros que vieram nos bancos da aeronave próximos ao da criança e os orientando a entrar em quarentena domiciliar.

Como a contaminação se dá por via respiratória, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um apelo para que as pessoas evitem viajar para a província de Guandong, Hong Kong, Beijing (Pequim), província de Shaxi e Toronto (Canadá).

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários