Notícias de saúde

Hemocentros estão sem estoque de sangue

24 de Abril de 2003 (Bibliomed). A situação dos hemocentros de todo o país se agrava a cada feriado. Nesses períodos, além da demanda por sangue ser maior por causa do aumento do número de acidentes nas estradas e do volume de atendimentos de emergência nos hospitais, o número de doações costuma cair pela metade.

No Hemocentro instalado no Hospital São Paulo (HSP), por exemplo, o estoque de sangue é suficiente apenas para um dia. “Dependemos dos doadores de hoje para garantir o sangue de amanhã”, afirmou a coordenadora do setor de doação de sangue, Maria Angélica Soares. Atualmente, ele recebe cerca de 1,5 mil doadores voluntários mensalmente, mas o ideal seria receber uma média de três mil doações de sangue por mês.

O Hemocentro do Hospital São Paulo abastece os bancos de sangue do próprio HSP, do Hospital do Rim e Hipertensão, da Maternidade Amparo Maternal e do Instituto de Oncologia Pediátrica. O posto de coleta funciona na Rua Botucatu, 620, Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, próximo à estação Santa Cruz do Metrô. O atendimento é feito de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 5539-2804/7289.

Condições para doar: ter de 18 a 65 anos de idade; pesar mais de 50 quilos; ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior; não estar em jejum; não ter ingerido bebida alcoólica antes da doação; se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto ou aborto há pelo menos 3 meses; não estar com febre, gripe ou resfriado; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 10 anos; não ter antecedentes de Hepatite, doença de Chagas e Sífilis; não ter comportamento de risco para Aids (ser usuário de drogas injetáveis, ter hábitos homossexuais ou bissexuais ou ter vários parceiros sexuais); aguardar o prazo de um ano depois de fazer tatuagem ou colocar piercing antes de doar.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários