Notícias de saúde

Brasileiras entram na menopausa, em média, aos 52 anos

11 de Abril de 2003 (Bibliomed). Para se fazer um planejamento adequado de assistência médica e psicológica para a população feminina é fundamental conhecer a idade média de ocorrência natural da menopausa e identificar os fatores associados a esse fenômeno caracterizado pela interrupção das menstruações, que determina o fim da vida fértil da mulher.

No Brasil e em outros países em desenvolvimento, a literatura científica mostra que a idade média da menopausa ocorre entre 45 e 48 anos. Como a maioria dos estudos investigou apenas usuárias de serviços de saúde, a existência de doenças foi sempre superestimada. No entanto, um trabalho recente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) analisou mulheres que representam a totalidade da população feminina brasileira e verificou que a menopausa ocorre, em média, aos 52 anos – idade semelhante à que marca o fim das menstruações em países desenvolvidos, como Grã-Bretanha, Holanda e Estados Unidos.

O estudo realizado pela equipe de Adriana Orcesi Pedro mostrou que a idade de ocorrência da menopausa não estava relacionada à classe social nem à escolaridade das mulheres. No estudo, foram entrevistadas cerca de 450 brasileiras natas que tinham entre 45 e 60 anos, moravam em regiões de Campinas e foram selecionadas aleatoriamente. No que diz respeito ao uso de contraceptivos hormonais (pílula, por exemplo), os resultados obtidos pelos pesquisadores da Unicamp estão de acordo com os encontrados na literatura científica: a idade da menopausa foi mais elevada para mulheres que fizeram uso de métodos anticoncepcionais à base de hormônios.

Os resultados dessa pesquisa são apresentados na última edição dos Cadernos de Saúde Pública, revista publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários