Notícias de saúde

Disque Saúde da Mulher já está funcionando com capacidade para atender 2,5 mil chamadas por dia

20 de Março de 2003 (Bibliomed). Desde a última terça-feira a população já pode acessar gratuitamente o Disque Saúde da Mulher, central de atendimento que opera através do telefone 0800-6440803, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, com capacidade de receber até 2,5 mil chamadas por dia. Ao todo, 20 atendentes por turno prestam informações sobre cerca de 60 temas relacionados ao universo feminino, utilizando linguagem acessível a todos. Ao ligar para a central de atendimento, a mulher poderá, por exemplo, obter orientações sobre planejamento familiar, prevenção de câncer de colo de útero e de mama ou doenças sexualmente transmissíveis.

O Disque Saúde da Mulher foi inaugurado pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres com o objetivo de ampliar o acesso da população a informações sobre a saúde feminina e divulgar programas de apoio e assistência à mulher vítima de violência sexual, além de auxiliar o governo federal no planejamento de políticas para esse segmento populacional. O serviço faz parte da estrutura do Disque Saúde, que funciona gratuitamente pelo número 0800-611997 e coloca à disposição dos usuários informações sobre saúde em geral.

A inauguração do serviço faz parte das atividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Outra atividade que também marca as comemorações é o “Ciclo de debates sobre gênero, qualidade de vida e saúde da mulher”, que acontece de março a junho.

Concebido com o objetivo divulgar informações sobre saúde, direitos da mulher e promoção da saúde para melhoria da qualidade de vida, o ciclo de palestras promovido pelo Ministério da Saúde contempla a discussão de nove temas. Entre eles, o novo código civil, violência doméstica e sexual, Aids, qualidade de vida e saúde da mulher.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários