Notícias de saúde

Atendimento de Suporte Avançado é avaliado em pesquisa

19 de Março de 2003 (Bibliomed). A eficiência do Serviço de Suporte Avançado à Vida do Sistema 192, que atende vítimas de acidentes de trânsito no município de São Paulo, foi avaliada pela enfermeira Marisa Malvestio em sua tese de mestrado defendida na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP). Entre 1999 e 2000, a pesquisadora acompanhou os atendimentos a 1.100 vítimas em três das seis unidades do Atendimento de Suporte Avançado (ASA) – Ponte João Dias (Zona Sul), Castelo (Zona Oeste) e Tatuapé (Zona Leste).

Não foi possível traçar uma evolução do serviço no país porque a pesquisa é inédita. Comparando com valores internacionais, a enfermeira encontrou valores que “se não são ideais, pelo menos são aceitáveis dentro das circunstâncias que envolvem uma grande metrópole”. Marisa computou os tempos de demora para a ambulância chegar ao local, de atendimento no local e de chegada ao hospital, além do número de mortes e de ocorrência de quadros com melhora ou piora do paciente ainda durante o trajeto até o hospital.

O tempo médio de demora de chegada ao local do acidente foi de 9 minutos – acima dos parâmetros internacionais, que são de 4 a 6 minutos – o que pode ser justificado pelo “trânsito e outras complicações, como o número insuficiente de ambulâncias e equipes em relação à demanda”. Segundo a pesquisadora, a média de 18 minutos de atendimento no local para as vítimas mais graves também é aceitável, assim como os 13 minutos levados até o hospital, nas mesmas circunstâncias. “Nesse tempo conseguimos uma melhora significativa em 27% dos pacientes em estado grave e 26% dos pacientes em estado médio de risco dentro da Escala Revisada de Trauma. Esses valores são satisfatórios”. Agora, a pesquisadora irá mapear o desenvolvimento do serviço de socorro, traçando uma comparação dos dados obtidos em 99/2000 com novos números que serão coletados para o doutorado. Também irá verificar o real impacto dos procedimentos e processos sobre a sobrevida dos pacientes atendidos, com o acompanhamento até a alta hospitalar.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários