Notícias de saúde

Amendoim pode tornar tratamento contra tuberculose mais eficaz

11 de Março de 2003 (Bibliomed). Pesquisadores suecos descobriram que um elemento químico encontrado no amendoim pode ser eficaz no tratamento de tuberculose, doença que mata milhões de pessoas no mundo todo a cada ano. Os cientistas acreditam que a deficiência de óxido nítrico (NO) torna as pessoas vulneráveis à tuberculose, já que o elemento teria um papel fundamental na mobilização das defesas naturais do corpo. Em teoria, aumentar os níveis de óxido nítrico poderia resolver o problema. Outra forma alternativa seria utilizar cápsulas de um aminoácido presente no amendoim – a arginina, que pode ser usado pelo corpo para produzir o óxido nítrico.

Os cientistas da Universidade de Linkoeping, na Suécia, analisaram 120 pacientes em tratamento contra tuberculose na Etiópia e descobriram que o grupo de voluntários que recebeu cápsulas de arginina respondeu mais rapidamente ao tratamento da tuberculose que o grupo que recebeu placebo.

No primeiro grupo, os sintomas – tosse com expectoração, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, febre baixa e cansaço – cessaram mais depressa. Além disso, os exames mostraram um nível de infecção mais baixo do que os exames feitos nos voluntários que tomaram o placebo.

Segundo os pesquisadores, o tratamento à base de arginina pode reduzir o tempo que os pacientes precisam ser medicados contra a tuberculose. Os cientistas acreditam inclusive que a arginina pode reduzir o risco de transmissão durante os estágios infecciosos da tuberculose. “É importante enfatizar que o tratamento com o regime de quatro antibióticos, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, é o método mais importante para o combate à tuberculose. A suplementação com arginina pode representar uma nova opção terapêutica para tornar o tratamento mais eficaz inicialmente aumentando a resposta do sistema imunológico, fazendo com que o corpo produza mais óxido nítrico”, ressaltou o coordenador da pesquisa, Thomas Schon.

Para os pesquisadores, as pessoas que vivem em áreas onde não existem cápsulas ou comprimidos de arginina disponíveis devem consumir alimentos ricos no elemento, como o amendoim. A pesquisa foi publicada na Revista Respiratória Européia.

Estima-se que 50 milhões de brasileiros estejam infectados com o bacilo de Koch e que 130 mil adoeçam a cada ano. Apesar de ter cura, a tuberculose ainda mata 6 mil brasileiros por ano. O bacilo é transmitido através dos aerosóis eliminados no ar pela tosse, espirro, fala ou respiração de pessoa portadora da forma pulmonar da doença, que tenha o exame de escarro positivo.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários