Notícias de saúde

Cientista desenvolve árvore sintética que retém gás carbônico

06 de Março de 2003 (Bibliomed). Imagine uma árvore artificial capaz de extrair da atmosfera e reter dióxido de carbono, principal gás poluente produzido pelo homem e um dos responsáveis pelo aquecimento global. É o que o cientista Klaus Lackner, da Universidade Columbia, está tentando fazer. O pesquisador acredita que uma árvore sintética poderia remover 90 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, o que equivale às emissões de 15 mil carros.

Durante palestra no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), o cientista afirmou que, produzida em larga escala, a invenção poderia ajudar a limpar o dióxido de carbono da atmosfera. Lackner estima que 250 mil árvores artificiais em todo o mundo seriam necessárias para absorver 22 milhões de toneladas de dióxido de carbono produzidas anualmente.

A árvore sintética faria praticamente o mesmo trabalho que as plantas naturais realizam durante a fotossíntese, mas não liberaria oxigênio. O modelo projetado por Lackner foi desenvolvido a partir de uma série de idéias encaminhadas por cientistas que estudam as mudanças climáticas. A idéia ainda não saiu do papel, mas o pesquisador explica que a árvore sintética tem o tamanho de um celeiro e se parece com uma trave de gol de futebol americano com venezianas. Elas poderiam ser colocadas a céu aberto, perto de depósitos para facilitar o transporte e armazenamento do carbono.

O engenheiro Howard Herzog, do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, na sigla em inglês), contestou a idéia de Lackner. Para Herzog, as árvores sintéticas não funcionariam na escala proposta pelo cientista e a invenção gastaria mais energia na captação e no armazenamento do dióxido de carbono do que a energia economizada pelo projeto. “Depois que o solvente capta o dióxido de carbono, ele segura com força. Será preciso muita energia para separar isso”, explicou. Apesar das críticas, Herzog considera a pesquisa sobre a tecnologia empregada por Lackner interessante. “A idéia de captação do ar é sedutora e realmente seria incrível, mas é importante separar o conceito dos detalhes técnicos”, ressalvou.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários