Notícias de saúde

Excesso de açúcar no sangue afeta memória, diz estudo norte-americano

11 de Fevereiro de 2003 (Bibliomed). A memória pode ser melhorada com exercícios e perda de peso, que ajudariam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Essa é a conclusão de um estudo realizado recentemente pela Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York Segundo os pesquisadores, a regulação da glicose está associada com disfunções de memória e com o encolhimento do hipocampo – uma parte do cérebro fundamental para o aprendizado e a memória, e que pode sofrer danos com o tempo. A descoberta pode ajudar a explicar porque pessoas podem sofrer problemas de memória quando ficam mais velhas.

Os pesquisadores estudaram 30 homens e mulheres, com idades entre 53 e 89 anos, que não tinham sido diagnosticados como portadores de diabetes. Alguns deles tinham níveis mais altos de glicose do que o normal, um distúrbio que pode levar ao diabetes. Os cientistas escanearam os cérebros dessas pessoas para medir o tamanho do hipocampo e fizeram testes de memória e de conhecimento. A capacidade dos pacientes processarem glicose foi testada em seguida a uma noite de jejum.

Os cientistas observaram que o grupo que apresentou altos níveis de glicose mostrou um hipocampo menor e teve resultados piores nos testes para memória recente. Ao tentar relembrar fatos, essas pessoas colocam muita pressão no suprimento de energia, causando problemas de memória. “Nosso estudo indica que essa deficiência pode contribuir para falhas de memória que ocorrem com o envelhecimento e levanta a possibilidade de que melhorar a tolerância à glicose pode acabar com problemas de conhecimento associados à idade”, afirmou Antonio Convit, professor de psiquiatria e diretor-médico do Centro para a Saúde do Cérebro da Universidade de Nova York. A pesquisa foi publicada na edição on line de Procedimentos da Academia Nacional de Ciência.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários