Notícias de saúde

Brasileiro inventa equipamento para recuperar membros superiores

27 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Um aparelho simples e leve, desenvolvido pelo escritor e professor de teatro e canto, João Justino Leite Filho, pode ajudar na reabilitação de pessoas portadoras de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) ou que ficaram com os movimentos dos membros superiores comprometidos, devido à fratura ou derrame. Chamado de Moving Hands, que significa mãos movimentadas, o equipamento já vem sendo testado há oito meses em algumas clínicas e hospitais do país e deve começar a ser vendido no próximo mês.

Lavável e pesando cerca de 300 gramas, o Moving Hands é formado por duas peças perfuradas de poliuretano, unidas por um eixo. Por causa dessa estrutura, o aparelho permite o encaixe, a movimentação dos dedos e a rotação dos punhos, cotovelos e ombros, explica a médica Pérola Plapler, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A interligação das peças possibilita também que uma pessoa que sofreu derrame estimule as áreas comprometidas usando o membro não afetado, mesmo que seja um paciente idoso. Para o fisioterapeuta Edgar Kanada, do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, o equipamento “é um recurso a mais para tornar a fisioterapia menos repetitiva e monótona”.

Esse não é o primeiro invento do professor João Justino na área de reabilitação. Em 1998, preocupado com a postura de seus alunos, ele criou o Rollover, utilizado para recuperar a força muscular em casos de lesões no joelho e no tornozelo. “O Moving Hands surgiu depois que especialistas comentaram sobre a necessidade de um aparelho similar que exercitasse os membros superiores”, conta Justino. O novo aparelho deve custar, em média, 60 reais e será distribuído pela empresa Carci, que vai disponibilizá-lo em lojas de equipamentos médicos e ortopédicos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários