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Mente ativa contribui para o controle do Alzheimer

06 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Atividades intelectuais, como leitura, jogos e música podem ser grandes aliados para retardar o desenvolvimento do mal de Alzheimer, uma doença irreversível, que ataca o sistema nervoso e já atinge cerca de dois milhões de pessoas só no Brasil. É o que mostra uma pesquisa realizada pela equipe de Robert S. Wilson, do Centro Rush para o mal de Alzheimer, em Chicago, nos EUA. O estudo começou há quatro anos, quando 842 moradores de Chicago, brancos e negros, com aproximadamente 76 anos, foram submetidos a testes de memória e todos se saíram bem. Nos anos seguintes, os pesquisadores descobriram que o grupo que participou de atividades que representavam desafios mentais apresentou um risco menor para a doença do que o grupo que raramente se envolveu em atividades desse tipo. “Em média, uma pessoa com pouca atividade cognitiva se mostrou duas vezes mais propensa à doença do que os voluntários com atividade freqüente”, informaram os cientistas. Já a participação em outras atividades, como exercícios físicos, pareceu não afetar o risco para a doença.

No estudo, foram avaliadas sete atividades intelectuais comuns: assistir televisão, ouvir música, ler jornais, livros e revistas, jogar cartas, damas, palavras-cruzadas ou quebra-cabeça e visitar museus. As atividades físicas consistiam em caminhada, corrida, jardinagem, dança, golfe, boliche, ciclismo e natação. O tempo gasto em cada atividade foi medido em um escala de cinco pontos, sendo um ponto para participação anual em uma das atividades e cinco pontos para participação diária. Os pesquisadores verificaram que o risco para a doença diminuiu em 64 por cento para cada ponto na escala de participação quando houve atividades de estímulo intelectual. Outros fatores, como genes, idade e escolaridade também foram considerados pela equipe. Durante o estudo, 139 pessoas desenvolveram o mal de Alzheimer, mas os cientistas alertaram para a possibilidade de que alguns voluntários já estivessem nos estágios iniciais da doença.

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