Publicidade

Notícias de saúde

Dificuldade na fala pode ser provocada por problema auditivo

09 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Um dos principais problemas que interferem no desenvolvimento da linguagem está relacionado à audição e, se não for diagnosticado e tratado precocemente, pode repercutir em outras áreas, como a escrita, o desenvolvimento escolar e profissional, a vida social e emocional. Por isso, os pais devem ficar atentos a alguns sinais.

Bebês que não reagem a sons fortes, como batida de porta e balançar de chaves, podem ter um problema auditivo. O balbucio que não evolui também pode indicar dificuldade de audição – já que a criança não apresenta retorno auditivo e conseqüentemente não tem aprendizado da fala. Crianças que falam forte demais, que assistem televisão com volume alto ou que não respondem quando são chamadas também merecem atenção.

Indicado até o terceiro mês de vida, o teste da orelhinha, em que emissões otoacústicas detectam problemas auditivos, vem sendo cada vez mais estimulado pelos pediatras. Ele é simples, indolor e produz resposta fidedigna. Bebês prematuros, crianças que ficaram internadas em CTI ou usaram antibióticos por muito tempo devem ser indicadas para uma avaliação. Também os portadores de paralisia cerebral e Síndrome de Down necessitam de atendimento diferenciado.

Mas, se até os cinco anos de idade a criança ainda não for capaz de falar todos os fonemas, o indicado é procurar um fonoaudiólogo. O tratamento deve ser multidisciplinar, e pode envolver psicólogo, pediatra, dentista, otorrinolaringologista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e neurologista. Existem várias linhas de terapia e tratamento, como a que trabalha de forma lúdica a percepção e o conhecimento do corpo, mas para a melhora é preciso também mudança no ambiente das crianças e apoio dos pais, que devem reservar um tempo para estimular a linguagem da criança diariamente e não devem reforçar os erros da fala, troca de letras, nem diminutivos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: